top of page
Buscar
Foto do escritorBeth Hargreaves

Renove sua casa com pequenas mudanças

Atualizado: 22 de ago. de 2019

Texto por Beth Hargreaves e Clarice Godinho


Porque a gente adora aquele clima de casa reformada, toda decorada, não é mesmo?


 

Casa nova não significa mudar de endereço ou quebrar um monte de paredes. A decoração deve ser acessível a todos, até para quem não quer gastar muito dinheiro.

A aposta é investir em mudanças simples, que transformam o espaço. Esse é o primeiro passo para quem quer se planejar, seguir as tendências de mercado ou dar uma repaginada na residência.


É possível modificar totalmente a função ou aparência de um ambiente trocando apenas peças e acessórios que trarão grande impacto visual. Pode ser um móvel, um adorno, uma cortina, um quadro ou até mesmo uma nova tinta na parede. Ou seja, uma série de aspectos que compõem a ambientação. Todos os espaços da casa podem se beneficiar deste recurso, pois um simples detalhe no banheiro ou cozinha pode transformar totalmente o cenário.


Pisos

Uma solução para o piso são os tapetes, peças que trazem conforto e beleza ao lar. São detalhes que fazem uma imensa diferença, pois a variedade de tecidos, cores, formas e estampas permitem uma infinidade de opções para quem quer mudar um ambiente. Só não se esqueça de cuidar para que eles não fiquem com um aspecto pesado demais para não comprometer o espaço. Por isso, invista em tecidos mais leves e de fibras naturais.



Paredes

Existem inúmeros revestimentos, papéis de parede e tintas que podem trazer renovação e identidade para o ambiente, sem a necessidade de obra. A dica aqui é pesquisar as inúmeras ofertas do mercado que, além da beleza, prezam pela praticidade de manutenção como, por exemplo, as tintas laváveis.



Se você optar pela ideia da pintura, use cores neutras e frias se o objetivo for pintar todas as paredes. Já as cores chamativas e quentes devem ser escolhidas quando a intenção for colorir apenas uma delas.


Outra dica é: tome cuidado na escolha de cores escuras, pois causam a impressão de que o espaço é  menor do que o real. Use com critério!


A opção do papel de parede também pode ser utilizada para trazer cor e padronagens. Entre padrões geométricos, floridos ou temáticos, há cada vez mais opções de cores, estampas e modelos. Devem-se evitar padrões muito grandes ou pequenos – os grandes dão uma sensação de espaço reduzido, enquanto os pequenos podem passar despercebidos aos olhos.






Luz

A iluminação também é um artifício muito utilizado na decoração. Muitas pessoas não imaginam, mas a luz é um item que faz cores e objetos serem realçados, enobrecendo o ambiente. Sempre que possível, planeje bem a iluminação de sua casa.


Para a escolha das luminárias vale (quase) tudo: pendentes, arandelas, abajures… Um cuidado especial é não utilizar luz demais ou de menos. Outro ponto é respeitar as atividades que serão desenvolvidas no espaço. Numa sala de leitura, por exemplo, é preciso uma iluminação mais potente, mas agradável aos olhos.


Móveis

Outra alteração que traz personalidade ao espaço são os mobiliários. A escolha de peças soltas como poltronas, sofás e cadeiras podem complementar a decoração do espaço e se tornarem elementos fundamentais para um projeto bem executado.


Móveis feitos sob medida também agregam valor ao cômodo e podem criar identidade no ambiente, já que serão totalmente adequados ao espaço.


Outro exemplo são as almofadas: é só trocar suas capas que já renovam o espaço, principalmente se o local tiver uma base neutra de cores.



Objetos nas paredes

Os espelhos são peças-chave na decoração. Trazem amplitude e iluminam o ambiente. Além disso, quando bem utilizados, trazem sofisticação e nunca saem de moda.

A decoração com nichos tem a vantagem de voltar as atenções para um determinado local.


De marcenaria, gesso, ou mesmo construídos na alvenaria, tudo cabe nestes pequenos espaços. O interessante é poder trocar com frequência os objetos decorativos que o compõem. Arranjos de flores são sempre boas opções para darem identidade e cor aos projetos.

Composições de quadros também renovam os espaços. Além de preencherem as paredes, podem ser acessíveis se encontrados em lojas de departamento. Outra ótima sugestão é personalizar as imagens. Escolha gravuras e molduras que tenham a ver com você e sua personalidade!


As cortinas são um diferencial, pois  ajudam a compor o ambiente e controlam a entrada e a saída de luz, além,  também, da privacidade. A escolha do tecido, da cor e do tipo de instalação interfere no estilo.  A opção desejada pode trazer atmosferas variadas de acordo com o projeto. É sempre mais fácil optar por cores mais claras e neutras.

Dica para vida

É preciso valorizar e respeitar sua história e personalidade, porque o valor agregado de um objeto está além de tendências e modismos. Peças com história de família ou um presente de alguém querido, por exemplo, devem ter destaque. São parte importante da sua vida e dizem muito sobre você!


No mais, use a criatividade, dê novas finalidades a objetos e mobiliários e crie novos ambientes com as nossas sugestões. Dê uma cara nova para a sua casa!


Essa é nossa dica pra vida…

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page